quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Gerações X, Y e Z: Implicações na Administração




Geração X

A primeira denominação moderna foi a que se denominou Geração X. Esta geração é composta dos filhos dos Baby Boomers da Segunda Guerra Mundial. (Baby Boomer é uma definição genérica para crianças nascidas durante uma explosão populacional - Baby Boom em inglês, ou, em uma tradução livre, Explosão de Bebês. Dessa forma, quando definimos uma geração como Baby Boomer é necessário definir a qual Baby Boom estamos nos referindo). Os integrantes da Geração X têm sua data de nascimento, localizada, aproximadamente, entre os anos 1960 e 1980.

Geração Y
A Segunda geração foi a denominada Geração Y, também chamada de Geração Next ou Millennnials.
Apesar de não haver um consenso a respeito do período desta geração, a maioria da literatura se refere à Geração Ycomo as pessoas nascida entre os anos 1980 e 2000. São, por isso, muitos deles, filhos da geração X e netos da Geração Baby Boomers.

Geração Z
Formada por indivíduos constantemente conectados através de dispositivos portáteis e, preocupados com o meio ambiente, a Geração Z não tem uma data definida. Pode ser integrante ou parte da Geração Y, já que a maioria dos autores posiciona o nascimento das pessoas da Geração Z entre 1990 e 2009.

Quais as implicações?
Conciliar a experiência dos veteranos com o ímpeto inovador dos jovens profissionais é um dos grandes desafios da gestão de pessoas no universo corporativo na atualidade.
O ambiente no qual essas gerações estudaram e foram criadas, o modo de encarar o trabalho, e seus objetivos e motivações na vida, permeados pela questão da tecnologia, são diferentes e devem ser levados em conta.

O que fazer?
Segundo Wagner Campos, "é necessário então, desenvolver um clima de cooperação organizacional, ou seja, envolver as gerações X e Y de forma que uma esteja preparada para respeitar as diferenças existentes e aprender uma com a outra pois há muito conhecimento que pode ser trocado entre as duas gerações, cada um à sua realidade. O equilíbrio deste relacionamento é imprescindível para o sucesso. A geração X ainda tem muito para contribuir e precisará conviver com a geração Y por muito tempo. A geração Y vai se adaptar e entender a importância da cultura organizacional e comportamento interpessoal e ambas colaborarão para o aumento de seu desenvolvimento. No entanto, sempre será necessário a existência do respeito."
*  Wagner Campos é Palestrante e Conferencista em Vendas, Motivação e Liderança. Diretor da True Consultoria. Administrador de empresas e Especialista em Marketing. Atuou em grandes empresas como Cia Cervejaria Brahma, Unibanco, Multibrás Eletrodomésticos, Bebidas Wilson e Sebrae. É autor do Livro "Vencendo Dia a Dia" e Coordenador e Prof. dos cursos de Marketing, Com. Exterior, Logística Empresarial e Recursos Humanos da Universidade Paulista – UNIP e Prof. e Coordenador do Curso de Marketing do Grupo Unianhanguera Educacional.

 
Comentários
 
Por Cinthiar Pinheiro
Baby boomeres: reconstruiu o mundo;
X: luta pela paz e pela liberdade trabalha visando o bem estar da família uma estabilidade e uma aposentadoria tranqüila e segura;
Y: globalização e diversidade é a sua marca escuta musicas, envia mensagens de texto,  fala ao celular faz tudo ao mesmo tempo e quer mudar o mundo;
Z: vive os benefícios das outras gerações tem compromisso superficial e não estão preocupados em acumular bens.

Por Karla Fraga
Inovação é uma das principais ferramentas de um bom administrador, temos que saber lidar e nos adequar a essas novas gerações, elas viram com muito mais ousadia que nós, mas também não devemos esquecer o potencial das antigas gerações, onde as mesmas nos mostraram o rumo a seguir e passam experiências muito importantes e decisivas em alguns aspectos, o ideal é ter exatamente esse leque de informações, onde podemos ter a idéia da geração X sendo transformada ou inovada pela idéia da geração Z, o objetivo é unificar essas gerações com o propósito de melhoria continua dentro da empresa.

Por Thiara Gonçalves
Não é novidade que os jovens costumam fazer várias coisas ao mesmo tempo, só assim conseguem concentração. São cada vez mais imediatistas, plugados nas ferramentas tecnológicas e querem crescer muito rápido no trabalho. É significativa todas essas mudanças com relação às gerações anteriores. A geração X, geração dos nossos pais que foram criados com a consciência de melhorar de vida, que o dinheiro era a resposta para seu trabalho, que precisavam poupar para educação dos filhos.
Os conflitos são notórios, mas não podemos deixar de verificar os pontos relevantes de cada uma delas, o que uma geração tem a agregar às outras, é impossível achar que as estas não se misturam, pois apesar dos conflitos, o equilíbrio e a interação destas é imprescindível para o sucesso das organizações.