quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Redes Sociais

Por Cinthia Pinheiro

As redes sociais estão presentes no cotidiano e na vidas das pessoas. Através delas amizades são feitas ou grandes amigos se encontram, namoros começam ou são destruídos e toda a sorte de interações sociais podem acontecer. Orkut, Linkedin, Facebook, Hi5... estes e muitas outras redes sociais estão surgindo a cada dia. Já temos até redes surgida de serviços como o Flickr para fotos, o YouTube para vídeos, fora, as redes relacionadas a marcas. A internet se tornou um excelente lugar para conhecer mulheres, uma vez que praticamente todo mundo tem acesso a redes sociais e serviços de comunicação instantânea afim da fachar negocios, e contratos facilitando a vida e economizando tempo.As redes socias tem pontos negativos as redes sociais afastam os individuo da familia ,sociedade ,deixa o mais vulnerável a violência, também atrapalha no rendimento pessoal e profissional de alguns individuo mais fracos ele serve para fazer o bem ou o mal cabe as pessoas saber como usa-la.

Por Karla Fraga

Hoje em nosso cotidiano há ferramentas de suma importância para nosso sucesso orgaizacional, uma delas são as redes sociais, essa forma de representação dos relacionamentos afetivos ou profissionais dos seres humanos entre si ou entre seus agrupamentos de interesses mútuos atualmente estão presentes em sites de relacionamento online, e muitas vezes é possível se construir uma rede de contatos dentro de sites de social media. Os exemplos mais populares de redes sociais são o orkut, facebook, e myspace. Assim como qualquer meio de divulgação online, no qual se incluem várias técnicas de gestão são de extrema valia para nossa carreira, uma vez que um amigo conheça outro amigo que conhece outro e outro e por sua vez é amigo de um gestor que precisa de um profissional com seu perfil, isso possibilitam espalhar seus projetos e pesquisas em links externos pela Web. A grande diferença no uso de redes sociais é, além de espalhar links externos, poder fazer com que esses links externos sejam acessados por o máximo de pessoas possíveis. Isso se consegue criando uma forte rede de contatos de possíveis pessoas que gostariam de apreciar seu conteúdo. Para isso busque sempre compartilhar links com pessoas que tenham interesse no seu conteúdo, submeta seus links em comunidades ou categorias relacionadas ao tema de sua submissão, e aos poucos torne-se alguém “importante” dentro da rede social da qual você atua.

Por thiara Gonçalves

As redes sociais são formas de compartilhamento de informações, idéias entre usuários com os mesmos estilos e gostos. AS redes sociais tem como objetivo juntar grupos de pessoas que são conectados com fatores em comum. Algumas redes sociais estão montadas especificamente ao redor de interesses especiais. Esses sites existem para compartilhar experiências, conhecimentos e formar grupos sobre tópicos específicos. Na atualidade é difícil encontrar alguém que não tenha um perfil em uma das redes sociais. Até as empresas já estão utilizando as redes sociais como ferramentas de comunicação entre seus funcionários e assim já puderam perceber que seus funcionários produzem mais, além das informações que são compartilhadas com maior agilidade.


por Arlinda Danielle
Grosso modo redes sociais são um meio de se conectar a outras pessoas na internet com objetivos de compartilhar informações, conhecimentos, interesses e esforços em busca de objetivos comuns.

Alguns pontos positivos:

Favorecer o estabelecimento de vínculos positivos através da interação entre indivíduos;

Tais sites podem ser úteis para manter amizades separadas pela distancia ou pelo tempo e para unir pessoas com interesses em comum;

Alguns pontos negativos:

Privacidade: o uso de perfis de redes sociais causa desconfiança entre usuários e também em setores importantes da sociedade .

As pessoas isolam-se e tornam-se dependentes de um mundo de faz de conta em que só se sentem a vontade para interagir com os outros protegidos pelo véu da impessoalidade.

Assédio Sexual e Discriminação

Por Cinthia Pinheiro
A discriminação e o assédio sexual representam um grave problema para a sociedade. Na marioris das vezrs são as mulheres quem mais sofre com esse tipo de descriminação. Assédio e discriminação são crimes previstos em lei que têm punição devida. A partir do ingresso da mulher no mercado de trabalho elas recebem salários menores que os dos colegas homens e ainda que sejam, na maioria das vezes, mais escolarizadas que eles, têm menores oportunidades de conseguir emprego, são as primeiras a entrar nas listas de demissão quando há cortes nas empresas e, por fim, são as maiores vítimas daquilo que a legislação denomina assédio sexual.
Por Karla Fraga
Nos dias atuais é praticamente incrível acreditar que atos do tipo como, discriminação e assedio sexual existam, porém são fatos reais onde muitas vezes a vítima omite para não ser exposta ou julgada perante a sociedade, em sua maioria o agressor é do sexo masculino, por já ter uma ascendência maior dos pioneiros, onde a mulher deveria ser sub missa ao homem, ou que lugar de mulher é em casa... Esse tipo de pensamento já não é tão real assim hoje as mulheres ocupam lugares que há anos atrás nunca imaginariam estar, tanto esse tipo de discriminação quanto o assedio em si são crimes previstos pela lei. Na aula de hoje podemos observar o questionamento onde uma mera cantada para muitos era sinônimo de assedio sexual, porém não é bem assim, o ato deve ser concretizado de forma indesejável, ou seja, forçado, com galanteios inadequados, constrangimentos em público, sempre levando para o lado de obter vantagens sexuais sobre a vítima.

por Arlinda Daniele
De acordo com o que foi visto sobre assedio sexual no local de trabalho consiste em manifestações explicitas ou implícitas constantes, de cunho sensual ou sexual, sem que a vítima as deseje, ou seja: é” forçar a barra” para conseguir favores sexuais.essa atitude pode ser clara ou sutil; pode ser falada ou apenas insinuada;pode ser escrita ou explicitada em gestos;pode vir em forma de coação quando alguém promete promoção para mulher, desde que ela ceda; ou ainda, em forma de chantagem, quando há ameaça com arma. Por outras palavras, o assedio sexual é o ato de “constranger alguém com o objetivo de obter vantagem ou favorecimento sexual, prevalecendo-se o agente da sua condição de superior hierárquico ou ascendência inerentes ao exercício de emprego, cargo ou função”.

por thiara
O assedio sexual é crime e tem como pena reclusão de até 2 anos mais pagamento de indenização por danos morais. No Brasil apenas 2,6% das vítimas de assedio sexual vão à justiça, numero muito pequeno com relação aos casos registrados que é de 56%.
A expressão ficou mais conhecida nas décadas de 60 e 70 com a revolução dos costumes. E com isso a apartir de pesquisas nos EUA, deu-se a expressão de assedio sexual para a conduta anti etica dos superiores para seus subordinados, mais comum de homens para mulheres.

Estratégia Organizacional

por cinthia pinheiro
Estrategia organizacional e a copetitividade: Atribuições de Michael Porter
A estratégia é um processo que combina diversas abordagens, de diferentes escalas de pensamento ou linhas do pensamento. Segundo Porter (1986, p.22), são cinco as forças competitivas que dirigem a concorrência na indústria e determinam a lucratividade da organização: entrada, ameaça de substituição, o poder de negociar com compradores, poder de negociar com fornecedores e rivalidade entre os atuais fornecedores. As organizações estão inseridas dentro de um ambiente e interagem com este ambiente recebendo influências e influenciando as pessoas que atuam nas organizações contribuem para esse intercâmbio constante. Os valores das pessoas por sua vez conduzem à formação da cultura da organização. Essa decisões estratégicas de uma organização. Hall (1982) cita que uma das condições do ambiente externo de importância vital e mais difícil de medir é a cultura e acrescenta: em seu impacto sobre as organizações, a cultura não é uma constante, nem mesmo num contexto isoladoe as decisões parte de uma visão ampla do ambiente considerando as características sociais, culturais e políticas.

Por karla fraga
Estrategia organizacional e a copetitividade: Atribuições de Michael Porter
Dentro das organizações as mudanças fazem parte do mundo das pessoas. Neste ambiente, as organizações são chamadas a transformações e adaptações, a fim de sobreviverem no ambiente. Sendo assim, manter-se passivo e só mudar quando os problemas ocorrem é contribuir para o insucesso nos negócios, através de decisões precipitadas e equivocadas. A organizações hoje é marcada pela tomada de decisões, que podem gerar conseqüências diversas conforme o contexto de cada organização. Os dirigentes devem partir de uma visão ampla do ambiente, considerando as características sociais, culturais e políticas deste. Em meio a um ambiente em que a concorrência aumenta e se qualifica a cada dia, torna-se imprescindível a necessidade de desenvolver empreendimentos com estratégias competitivas adaptadas às necessidades do mercado. A contribuição esperada é a de possibilitar estabelecer novos rumos no caminho do crescimento das organizações estudadas, bem como demonstrar o papel significativo da cultura nas estratégias empresariais.

por arlinda santana
Tem como base determinar os objetivos de longo prazo, alocando os recursos necessários para alcançá-los.
Mintzberg e quin mostram que a estratégia tem sido definida por4 P, são eles: PLAN:plano;PATERN:padrão de comportamento; POSITION:posição; PERSPECTIVE: perspectiva.

por thiara
As organizações não podem ter uma visão engessada das mudanças que acontecem à sociedade. A busca pela melhoria contínua de seus processos e das relações interpessoais de seus colaboradores. É necessário que haja interação e visão de futuro para se manter competitivo no ercado de trabalho não esquecendo dos valores e da cultura organizacional.

Redes Sociais

Por Cinthia Pinheiro
As redes sociais estão presentes no cotidiano e na vidas das pessoas. Através delas amizades são feitas ou grandes amigos se encontram, namoros começam ou são destruídos e toda a sorte de interações sociais podem acontecer. Orkut, Linkedin, Facebook, Hi5... estes e muitas outras redes sociais estão surgindo a cada dia. Já temos até redes surgida de serviços como o Flickr para fotos, o YouTube para vídeos, fora, as redes relacionadas a marcas. A internet se tornou um excelente lugar para conhecer mulheres, uma vez que praticamente todo mundo tem acesso a redes sociais e serviços de comunicação instantânea afim da fachar negocios, e contratos facilitando a vida e economizando tempo.As redes socias tem pontos negativos as redes sociais afastam os individuo da familia ,sociedade ,deixa o mais vulnerável a violência, também atrapalha no rendimento pessoal e profissional de alguns individuo mais fracos ele serve para fazer o bem ou o mal cabe as pessoas saber como usa-la.

Por Karla Fraga
Hoje em nosso cotidiano há ferramentas de suma importância para nosso sucesso orgaizacional, uma delas são as redes sociais, essa forma de representação dos relacionamentos afetivos ou profissionais dos seres humanos entre si ou entre seus agrupamentos de interesses mútuos atualmente estão presentes em sites de relacionamento online, e muitas vezes é possível se construir uma rede de contatos dentro de sites de social media. Os exemplos mais populares de redes sociais são o orkut, facebook, e myspace. Assim como qualquer meio de divulgação online, no qual se incluem várias técnicas de gestão são de extrema valia para nossa carreira, uma vez que um amigo conheça outro amigo que conhece outro e outro e por sua vez é amigo de um gestor que precisa de um profissional com seu perfil, isso possibilitam espalhar seus projetos e pesquisas em links externos pela Web. A grande diferença no uso de redes sociais é, além de espalhar links externos, poder fazer com que esses links externos sejam acessados por o máximo de pessoas possíveis. Isso se consegue criando uma forte rede de contatos de possíveis pessoas que gostariam de apreciar seu conteúdo. Para isso busque sempre compartilhar links com pessoas que tenham interesse no seu conteúdo, submeta seus links em comunidades ou categorias relacionadas ao tema de sua submissão, e aos poucos torne-se alguém “importante” dentro da rede social da qual você atua.

Aprendizagem Organizacional

Aprendizagem organizacional
Por Cinthia Pinheiro

Aprendizagem organizacional é quando uma empresa se torna efetivamente um ambiente de aprendizagem, ela traz benefícios positivos para a vida das pessoas. Aumenta o conhecimento e assim a pessoa se torna melhor na sua família, com seus amigos, se torna melhor no seu relacionamento com os clientes. os profissionais necessitam estarsempre em aprendizagem e principalmente valorizar o aprender a aprender no contexto das organizações.
Para Chiavenato (2005), o contexto atual em que se situa a gestão de pessoas é representado pelas organizações e pelas pessoas. Sem organizações e sem pessoas não haveria a Gestão de Pessoas. É por isso que as organizações são constituídas de pessoas e dependem delas para atingir seus objetivos e cumprir suas missões.
A aprendizagem acontece na medida em que as pessoas são estimuladas e respeitadas como seres humanos e atuantes em um processo de crescimento e desenvolvimento em que aprendem e ensinam muitos conceitos que trazem de sua experiência.


Aprendizagem organizacional
Por Karla Fraga

Hoje podemos perceber que aprendizagem organizacional está intimamente relacionada a uma aprendizagem diária dentro das organizações, interdependentes e, portanto, podem ser melhor explorados se observados em conjunto. Justamente por isso, não devem ser tratados como sinônimos, mas como construtos que se complementam. Para que ocorra transferência de aprendizagem, faz-se necessário que existam condições no ambiente organizacional e, normalmente, as altas gerências das empresas procuram incentivar com palestras e treinamentos, para criar condições favoráveis para a aquisição de conhecimento, bem como para que ocorra a transferência de aprendizagem. Com isso as organizações só tem a ganhar, com funcionários mais proativos além do mesmo começar a enxergar o real objetivo da empresa.
Segundo Goldstein (1991), treinamento é uma forma de aquisição sistemática de atitudes, conceitos, conhecimentos, regras ou habilidades que resultem na melhoria do desempenho no trabalho, obtido por meio da análise de tarefas e princípios da tecnologia instrucional. Já para Wexley (1984), treinamento é visto como um esforço planejado de uma organização para facilitar a aprendizagem de comportamentos exigidos pelo trabalho.
Ou seja, são aquelas que facilitam o desenvolvimento de estratégias para facilitar a aprendizagem dentro do ambiente organizacional entre todos os níveis hierárquicos, potencializando o desenvolvimento de competências individuais e organizacionais sintonizadas com as necessidades do mercado.


Por thiara

As empresas são compostas por pessoas, seu capital tangível, e estas cada uma com suas habilidades dedicam-se em maior ou menor grau nas tarefas que desempenham.

A organização possui uma cultura própria, que a difere das demais. Muitas vezes sendo a sua identidade um fator de coesão entre seus membros. Essa identidade coletiva estabelece-se por um sistema de valores, atitudes e expectativas compartilhadas. A aprendizagem organizacional decorre da socialização de novos integrantes a essa equipe. Um indivíduo que passe a integrar essa coletividade, então passa a compartilhar desse sistema de valores. Será aceito ou não, conforme sua adaptação no meio. Hobbins define essa socialização em três estágios, pré-chegada, encontro e metamorfose. Depois de decorrida a metamorfose, o indivíduo passa a obter resultados como a produtividade e o comprometimento. Após tal situação, o indivíduo introjetou as normas da organização. Entretanto a aprendizagem organizacional é definida como um processo contínuo, sem um fim estabelecido.