Aprendizagem organizacional
Por Cinthia Pinheiro
Aprendizagem organizacional é quando uma empresa se torna efetivamente um ambiente de aprendizagem, ela traz benefícios positivos para a vida das pessoas. Aumenta o conhecimento e assim a pessoa se torna melhor na sua família, com seus amigos, se torna melhor no seu relacionamento com os clientes. os profissionais necessitam estarsempre em aprendizagem e principalmente valorizar o aprender a aprender no contexto das organizações.
Para Chiavenato (2005), o contexto atual em que se situa a gestão de pessoas é representado pelas organizações e pelas pessoas. Sem organizações e sem pessoas não haveria a Gestão de Pessoas. É por isso que as organizações são constituídas de pessoas e dependem delas para atingir seus objetivos e cumprir suas missões.
A aprendizagem acontece na medida em que as pessoas são estimuladas e respeitadas como seres humanos e atuantes em um processo de crescimento e desenvolvimento em que aprendem e ensinam muitos conceitos que trazem de sua experiência.
Aprendizagem organizacional
Por Karla Fraga
Hoje podemos perceber que aprendizagem organizacional está intimamente relacionada a uma aprendizagem diária dentro das organizações, interdependentes e, portanto, podem ser melhor explorados se observados em conjunto. Justamente por isso, não devem ser tratados como sinônimos, mas como construtos que se complementam. Para que ocorra transferência de aprendizagem, faz-se necessário que existam condições no ambiente organizacional e, normalmente, as altas gerências das empresas procuram incentivar com palestras e treinamentos, para criar condições favoráveis para a aquisição de conhecimento, bem como para que ocorra a transferência de aprendizagem. Com isso as organizações só tem a ganhar, com funcionários mais proativos além do mesmo começar a enxergar o real objetivo da empresa.
Segundo Goldstein (1991), treinamento é uma forma de aquisição sistemática de atitudes, conceitos, conhecimentos, regras ou habilidades que resultem na melhoria do desempenho no trabalho, obtido por meio da análise de tarefas e princípios da tecnologia instrucional. Já para Wexley (1984), treinamento é visto como um esforço planejado de uma organização para facilitar a aprendizagem de comportamentos exigidos pelo trabalho.
Ou seja, são aquelas que facilitam o desenvolvimento de estratégias para facilitar a aprendizagem dentro do ambiente organizacional entre todos os níveis hierárquicos, potencializando o desenvolvimento de competências individuais e organizacionais sintonizadas com as necessidades do mercado.
Por thiara
As empresas são compostas por pessoas, seu capital tangível, e estas cada uma com suas habilidades dedicam-se em maior ou menor grau nas tarefas que desempenham.
A organização possui uma cultura própria, que a difere das demais. Muitas vezes sendo a sua identidade um fator de coesão entre seus membros. Essa identidade coletiva estabelece-se por um sistema de valores, atitudes e expectativas compartilhadas. A aprendizagem organizacional decorre da socialização de novos integrantes a essa equipe. Um indivíduo que passe a integrar essa coletividade, então passa a compartilhar desse sistema de valores. Será aceito ou não, conforme sua adaptação no meio. Hobbins define essa socialização em três estágios, pré-chegada, encontro e metamorfose. Depois de decorrida a metamorfose, o indivíduo passa a obter resultados como a produtividade e o comprometimento. Após tal situação, o indivíduo introjetou as normas da organização. Entretanto a aprendizagem organizacional é definida como um processo contínuo, sem um fim estabelecido.
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